Quando e porque optei por conhecer a África, já que existem outros inúmeros destinos dos sonhos no mundo? Essa é a pergunta que mais ouvi. Acho que é uma pergunta pertinente pois quando falamos em África, vem aquela imagem da fome, da miséria, da seca, da falta de água, que vemos na TV e nos livros de geografia nos tempos da escola. A realidade é bem diferente. Encontrei um povo alegre, um pais em pleno desenvolvimento e muitas belezas naturais. As paisagens se misturam entre cerrado, savana, em meio a montanhas lindas de rochas aparentes, com arbustos, plantas secas e jurássicas, com palmeiras e tamareiras imponentes. Praias de agua gelada provenientes da Antártida, combinando com paredões rochosos e dunas de areia branca e fina.
A África do Sul tem seus encantos, sua história recente do apartheid, segregação das populações negra e brancas, que oficialmente terminou, mas na prática ainda vemos seus resquícios e influências, infelizmente. Há uma um abismo grande que separa a maravilhosa orla de Cape Town frequentada pelos milionários do mundo, numa mistura de paisagens que remetem a Costa Azul na França, com nuances hollywoodianas, dos bairros mais humildes, habitados pelos trabalhadores que prestam seus serviços nos hotéis, bares e restaurantes badalados.
Aqui a vida termina as 20h, e após este horário é altamente recomendado que fique literalmente em casa. Os índices de violência e estupro de mulheres e vulneráveis ainda são extremos, mas nada assustador. Não tive muitas intercorrências, já que saíamos as 7h da manhã e voltávamos por volta de 2oh para nossos apartamentos alugados através do Booking.
Escolhemos ambientes acolhedores e que nos trouxessem também segurança. Ficamos hospedados em flats com serviço completo e até mesmo máquina lava e seca. Eu não terminei esta história ainda, mas sei que esta viagem trouxe pra mim paisagens, aromas e momentos muito agradáveis que ficam pra sempre, mas a principal lição: o leão, rei da floresta, erra 20 vezes a caça para acertar uma, e se não acertar, morre de fome. Nós, muitas vezes, ao errar uma ou duas vezes, já nos sentimos fracos e incapazes, quando a diferença entre quem fracassa ou tem sucesso, é justamente a capacidade de permanecer até o fim, de não desistir. Um abraço a todos que investiram seu precioso tempo lendo minha postagem.
Comentários